Aluno Egresso do Mestrado em Farmácia tem dissertação premiada em Portugal

Postado por: Luiz

O trabalho foi apresentado por Kauê Cézar Sá Justo, na modalidade oral no dia 12 de março de 2018 na Faculdade de Farmácia de Santiago de Compostela (USC) durante o evento denominado Escola de Inverno de Farmácia 3ª edição (EIF2018). Durante oito dias estiveram reunidos em Porto (Portugal) e Santiago de Compostela (Espanha), conferencistas renomados para discutir temas de grande importância para a área farmacêutica.

Com o tema central “Farmácia Clínica Centrada na Segurança do Paciente”, a EIF2018 foi composta de aulas, conferências e visitas técnicas. O corpo docente foi formado por Professores e Investigadores de diferentes universidades (Portugal, Brasil, Espanha e Irlanda); profissionais que atuam na Indústria, em Hospitais, nas Farmácias Comunitárias, além de empresários e representantes de instituições da área farmacêutica oriundos de diferentes países.

O evento contou com mais de 100 inscritos. Profissionais Portugueses, Espanhóis e Brasileiros se reuniram e apresentaram 33 trabalhos científicos nas modalidades de apresentação: oral, pôster e “short communication”.  As apresentações orais fizeram parte da programação do evento e tiveram 25 minutos cada uma. Houve premiação das apresentações para os três primeiros colocados.

Sua pesquisa intitulada: “O impacto da prescrição na compreensão da farmacoterapia por pacientes atendidos em Unidades Básicas de Saúde” foi desenvolvida durante o mestrado em Farmácia e avaliou o entendimento que os pacientes atendidos em Unidades Básicas de Saúde têm sobre sua prescrição, sua(s) doença(s) e seu tratamento medicamentoso, para entender e encontrar motivos para a falta de adesão ao tratamento pelos pacientes. O trabalho foi orientado pela Profª Drª Maria Tereza Ferreira Duenhas Monreal (Docente da FACFAN – UFMS) e participaram como co-autores Flávia Gimenez Oliveira (Graduanda, Farmácia – UFMS), Rayan Wolf (Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada – UFV) e Uriel Oliveira Massula Carvalho de Mello (Mestrando pelo programa de Pós-graduação em Farmácia – UFMS).

A premiação:

O trabalho “O impacto da prescrição na compreensão da farmacoterapia por pacientes atendidos em Unidades Básicas de Saúde” foi premiado com o 1º lugar da Escola de Inverno de Farmácia Clínica no dia 15 de março de 2018 na cidade do Porto (Portugal). O prêmio foi um intercâmbio de um mês em Porto (Portugal) para acompanhamento dos serviços práticos em diferentes áreas da Farmácia Clínica e um curso de coaching voltado para a área farmacêutica, com certificação internacional.